No dia 02 de dezembro foi realizada a reunião anual 2015 dos Comitês Gestor e Técnico da rede GigaCandanga, a Redecomep do Distrito Federal. O evento ocorreu no Salão de Atos da Reitoria da Universidade de Brasília e contou com a presença dos Reitores Ivan Camargo, da Universidade de Brasília, e Wilson Conciani, do Instituto Federal de Brasília. Também estiveram presentes os representantes das instituições participantes e os parceiros da rede, dentre eles a SEGAD do Governo do Distrito Federal e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A reunião foi conduzida pelo presidente do Comitê Gestor, professor Leonardo Lazarte, e pelo presidente do Comitê Técnico, professor André Drummond.

A reunião ocorre uma vez por ano, e nela são apresentadas as principais realizações do ano e as perspectivas para o próximo ano. A rede GigaCandanga comemora esse ano oito anos de efetiva operação e atualmente o Consórcio possui 33 Instituições participantes sendo 26 com conexão ativada, 05 não ativadas e 02 desativadas.

O presidente do Comitê Gestor ressaltou a importância das parcerias com o Ministédio do Planejamento para a manutenção compartilhada e resolução de incidentes; com a CEB, para a cessão de uso de postes e dutos; e também com a GDF-NET para a cessão de fibras compartilhadas.

Na ocasião foi apresentado, aos representantes das instituições e parceiros, o novo presidente do Comitê Técnico, Prof. André Drummond, que na reunião apresentou vários projetos a serem executados no exercício de 2016, dentre eles: a conclusão da organização da documentação técnica e disponibilização para os participantes, lançamento dos primeiros módulos do sistema de gerenciamento de infraestrutura; elaboração do Guia de informações técnicas para acesso à rede que apresentará as responsabilidades, os papéis e os processos para as instituições participantes; e a promoção de novos serviços para os usuários da rede, como vídeo conferência e replicação de centros de dados e nuvens comunitárias.

A rede possui hoje cerca de 520 quilomêtros de extensão com capacidade na área central de até 40GB. A velocidade oferecida nos pontos de acesso pode variar de 1 a 10 GB.

Da esquerda para a direita: Presidente do Comitê Técnico (André Drummond), Presidente do Comitê Gestor (Leonardo Lazarte), Reitor da UnB (Ivan Camargo), Reitor do IFB (Wilson Conciani) e Diretor do Centro de Informática UnB (Jorge Fernandes).

Representantes das Instituições participantes e parceiros da rede compondo a mesa da reunião.

Presidentes dos Comitês Gestor e Técnico da rede GigaCandanga.