Redecomep GigaCandanga

O projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), foi lançado em 2005 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com o objetivo de promover a implantação de uma infraestrutura adequada à  demanda de alta capacidade e atualização tecnológica das instituições de pesquisa e de ensino superior.

A Redecomep GigaCandanga é uma rede metropolitana de educação e pesquisa, integrante do Sistema RNP, que atende instituições de pesquisa e de ensino superior na região do Distrito Federal, consorciadas para compartilhar a gestão e os custos de gestão, operação e manutenção da rede, mediante um Comitê Gestor composto por representantes de todas as instituições conectadas.

A Redecomep GigaCandanga chega em todas as cidades do Distrito Federal mediante uma infraestrutura própria de cabos ópticos com mais de 550 quilômetros, complementada por infraestrutura compartilhada com a GDFNet, a rede do Governo do Distrito Federal, e a Infovia Brasí­lia, a rede que conecta instituições do Governo Federal em Brasí­lia.

Esta infraestrutura permite oferecer capacidade de banda elástica para as instituições de pesquisa e ensino superior não disponível comercialmente, baseada na demanda e sem acréscimo nos custos compartilhados, iniciando com 1Gb/s, podendo ser ampliado até 10Gb/s de acordo com critérios técnicos.

A gestão da rede é realizada por um Comitê Gestor composto por representantes de todas as instituições consorciadas, e a capacidade e qualidade dos serviços de rede é estabelecida por um Comitê Técnico, também com representantes de todas as instituições. Esta autogestão permite oferecer capacidade superior, com custos significativamente menores e com a adaptabilidade da rede à s demandas de seus consorciados.

A alta capacidade e a conexão direta nas fibras ópticas, com baixa latência, permite que as instituições participantes implantem serviços que demandam uma qualidade diferenciada, como compartilhamento remoto de armazenamento, telepresença, e mesmo processamento distribuà­do de alto desempenho tolerante a falhas, com baixa latência (edge computing).

A rede também fomenta a comunicação e o compartilhamento de aplicações e serviços inovadores disponíveis aos participantes das redes acadêmicas avançadas, no paà­s e no mundo.

Mapa da rede

A infraestrutura de fibras ópticas próprias da Redecomep GigaCandanga conecta instituições em Brasí­lia (Esplanada dos Ministérios, Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte, Lago Sul), Gama, Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, São Sebastião, Sobradinho e Planaltina, passando ainda em Santa Maria, Paranoá, Braslândia e locais intermediários.

0
km de Rede
0
Instituições participantes
0
Instituições conectadas
0
Conexões ativas
0
Concentradores

Vantagens

  • Acesso com conexão simétrica de 1Gb/s à  10Gb/s
  • Alta disponibilidade através de conexão em dupla abordagem
  • Conexões em L2 (expansão de intranet) e L3
  • Conexão direta entre os sites da instituição no DF (baixa latência e segurança dos dados)
  • Interconexão direta entre todas as instituições ligadas à  Rede (oportunidade de compartilhamento de infraestrutura com baixa latência)
  • Interconexão à s demais Redecomeps no Brasil através do backbone da RNP (Rede Ipê)
  • Manutenção Preventiva, Corretiva e Emergência com acionamento 24×7 para toda a infraestrutura de fibras ópticas
  • Monitoramento 24×7 das conexões (acesso ao painel de conectividade).
  • Acesso com baixa latência e segurança à s soluções da GigaCandanga (GigaNuvem, GigaWebconf …)

Quem já faz parte

Somos 48 instituições que colaboram e trocam informações, conhecimentos e experiências.

AEB

AGU

ANCINE

Andifes

BIOTIC

BNB

CAPES

Cebraspe

CENSIPAM

CGEE

CMB

Corpo de Bombeiros

CNE

CNPq

CONIF

CONSECTI

CPRM

EBC

EBSERH

EMBRAPA

EMPRAPII

ENAP

EPL

ESMPU

FEPECS

FINEP

FioCruz

FNDE

FUNARTE

IBICT

IESB

IFB

IGESDF

INEP

INMET

INMETRO

IPEA

ITI

MCTI

MD

MEC

REDE SARAH

RNP

UCB

UnB

UnDF

UniCEUB

UPIS

Parceiros Estruturantes

Como aderir

Podem aderir à  Redecomep GigaCandanga e, consequentemente, à s nossas soluções, instituições de educação, pesquisa científica e tecnológica.

Seja um consorciado!

Gostou da nossa proposta?
Junte-se a nós!