História da Redecomep GigaCandanga

O projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (REDECOMEP), foi lançado em 2005 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com o objetivo de promover a implantação de uma infraestrutura adequada à demanda de alta capacidade e atualização tecnológica, das instituições de pesquisa e de ensino superior.

A Redecomep GigaCandanga é uma rede metropolitana de educação e pesquisa, integrante do Sistema RNP, que atende instituições de pesquisa e de ensino superior na região do Distrito Federal, consorciadas para compartilhar a gestão e os custos de operação e manutenção da rede, mediante um Comitê Gestor composto por representantes de todas as instituições conectadas.

A Redecomep GigaCandanga chega em todas as cidades do Distrito Federal mediante uma infraestrutura própria de cabos ópticos com mais de 550 quilômetros, complementada por infraestrutura compartilhada com a GDF Net, a rede do Governo do Distrito Federal e a Infovia Brasília, a rede que conecta instituições do Governo Federal em Brasília.

Esta infraestrutura permite oferecer capacidade de banda elástica para as instituições de pesquisa e ensino superior não disponível comercialmente, baseada na demanda e sem acréscimo nos custos compartilhados, iniciando com 1Gbps, podendo ser ampliado para 10Gbps ou 40Gbps de acordo só com critérios técnicos.

A gestão da rede é realizada por um Comitê Gestor composto por representantes de todas as instituições consorciadas, e a capacidade e qualidade dos serviços de rede é estabelecida por um Comitê Técnico, também com representantes de todas as instituições. Esta autogestão permite oferecer capacidade superior, com custos significativamente menores e com a adaptabilidade da rede às demandas de seus consorciados.

Essa alta capacidade e a conexão direta nas fibras ópticas, com baixa latência, permite que as instituições participantes implantem serviços que demandam uma qualidade diferenciada, como compartilhamento remoto de armazenamento, telepresença, e mesmo processamento distribuído de alto desempenho tolerante a falhas, com baixa latência (edge computing).

A rede também fomenta a comunicação e o compartilhamento de aplicações e serviços inovadores disponíveis aos participantes das redes acadêmicas avançadas, no país e no mundo.

Mapa da rede

A infraestrutura de fibras ópticas próprias da Redecomep GigaCandanga conecta instituições em Brasília (Esplanada dos Ministérios, Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte, Lago Sul), Gama, Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, São Sebastião, Sobradinho e Planaltina, passando ainda em Santa Maria, Paranoá, Braslândia e locais intermediários.

ver tráfego

Seja um consorciado!

Gostou da nossa proposta?
Junte-se a nós!