No dia 13 de maio ocorreu a cerimônia de inauguração da expansão da rede Gigacandanga no auditório da Reitoria da Universidade de Brasília. A cerimônia contou com a participação de várias autoridades dentre eles, os Reitores da Universidade de Brasília e do Instituto Federal de Brasília, representantes do Governo do Distrito Federal, representantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, e representantes das Instituições dos Comitês Gestor e Técnico da rede GigaCandanga.

O projeto denominado “Interiorização da rede GigaCandanga” teve como objetivo interligar os Campi da Universidade de Brasília (UnB), as 14 unidades do Instituto Federal de Brasília (IFB) e as 03 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Com o lançamento de fibras ópticas até as cidades de Ceilândia, Gama e Planaltina para chegarem até as instituições previstas no projeto, várias outras regiões também foram beneficiadas. Até o momento foram lançados 180 quilômetros dos 380 quilômetros de fibras programados para serem lançados. A conclusão está prevista para dezembro de 2013 e esse projeto beneficiará outros parceiros da rede GigaCandanga localizados nessas regiões contempladas, e também instituições de ensino e pesquisa que tenham interesse em participar da rede.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal da UnBTV e está disponível no link abaixo para aqueles que quiserem conhecer melhor como funciona a rede GigaCandanga: https://www.youtube.com/watch?v=ZXTmCn6Bnus