A GigaCandanga está promovendo o desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Infraestrutura (SiGI), que trará novas possibilidades para o gerenciamento dos dados da rede, facilitando o controle das informações e dos ativos por meio de automação do processamento da informação e das diversas formas de visualização dos dados de forma clara e precisa.
O projeto consiste no desenvolvimento de um banco de dados com interface web que beneficiará o monitoramento e a operação da rede GigaCandanga, assim como o controle dos equipamentos e o compartilhamento de informações da rede. O sistema trará diversas formas de visualização da informação, utilizando-se de gráficos, mapas,  dashboards e relatórios, proporcionando um grande panorama da rede e servindo de apoio para as decisões a serem tomadas pelos gestores.
O SiGI será desenvolvido em 5 módulos, sendo o primeiro o módulo Operativo, que possibilitará o controle de ativos da GigaCandanga, registrando os dados e equipamentos em utilização e em estoque e suas respectivas localizações; o módulo Geo, que fará o tratamento computacional dos dados geográficos, oferecendo mapas e a localização espacial dos dados oferecidos pelo módulo Operacional; o módulo Grafo permitirá a consulta dos dados por meio de representação em grafo, sendo uma excelente ferramenta para determinar e identificar gargalos e pontos críticos no sistema e recomendar possíveis rotas alternativas; o módulo Apoio à Decisão ajudará o gestor a entender as características da rede por meio de um datawarehouse e de relatórios OLAP; e o quinto módulo a ser desenvolvido será o de Mineração de Dados, fazendo o relacionamento de todos os dados gerados pelos módulos anteriores.
O projeto será um sistema piloto que poderá futuramente ser de interesse das demais Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa que queiram utilizar o sistema. O projeto tem como previsão a conclusão do primeiro módulo para dezembro deste ano.