2º dia do Fórum RNP 2020

Neste segundo dia do Fórum da RNP, o destaque foi o uso de tecnologias nos processos educativos.
Especialmente neste momento de pandemia, o fórum trouxe atividades relevantes para os participantes da GigaCandanga, focadas no uso de tecnologias para a educação em grande parte dos processos educativos mediados por tecnologias.
No painel sobre Educação Hà­brida, Oswaldo Milanez Neto apresentou soluções alternativas para os problemas decorrentes de ambientes de aprendizagem com grande volume, mediante a modularização de algumas funções de acesso de dados.
Os desafios colocados pela Lei Geral de Proteção de Dados foi outro tema abordado no fórum . As soluções e abordagens feitas por diversas instituições giram em torno da capacitação de pessoas para entender o novo ambiente, de soluções tecnológicas e de processos para se adequar à s demandas legais.
O Painel sobre a iniciativa da RNP chamada NasNuvens mostrou a implantação do Moodle nesse ambiente como uma das suas aplicações, com exemplos de Institutos Federais e da Universidade Federal de Santa Catarina.
A interação da equipe da GigaCandanga com experiências como a do Fórum RNP enriquece o leque de soluções disponíveis que venham a surgir nos ambientes atualmente disponibilizados.
O fórum pode ser acompanhado gratuitamente em forum.rnp.br ou no canal do YouTube.
A GigaCandanga e as tecnologias educacionais
A GigaCandanga tem vasta experiência na área. Em sua equipe encontram-se alguns dos pioneiros na implantação do Moodle no Brasil que atuam na área desde 2004.
Essa capacidade de trabalho foi o chamariz para que a RNP procurasse a GigaCandanga para executar projeto piloto de adoção do Moodle em instituições de Ensino Superior. Esse projeto foi executado inicialmente na UnB.
A experiência da GigaCandanga na UnB
Com o surgimento da pandemia, a demanda da UnB cresceu muito em todos os sentidos, e surgiram novos desafios dehardware, software e gestão. Esses desafios foram superados graças à  grande experiência das equipes técnica e de gestão da GigaCandanga.
Crédito da imagem de destaque: recorte da apresentação.