Neste segundo dia do Fórum da RNP, o destaque foi o uso de tecnologias nos processos educativos.
Especialmente neste momento de pandemia, o fórum trouxe atividades relevantes para os participantes da GigaCandanga, focadas no uso de tecnologias para a educação em grande parte dos processos educativos mediados por tecnologias.
No painel sobre Educação Híbrida, Oswaldo Milanez Neto apresentou soluções alternativas para os problemas decorrentes de ambientes de aprendizagem com grande volume, mediante a modularização de algumas funções de acesso de dados.
Os desafios colocados pela Lei Geral de Proteção de Dados foi outro tema abordado no fórum . As soluções e abordagens feitas por diversas instituições giram em torno da capacitação de pessoas para entender o novo ambiente, de soluções tecnológicas e de processos para se adequar às demandas legais.
O Painel sobre a iniciativa da RNP chamada NasNuvens mostrou a implantação do Moodle nesse ambiente como uma das suas aplicações, com exemplos de Institutos Federais e da Universidade Federal de Santa Catarina.
A interação da equipe da GigaCandanga com experiências como a do Fórum RNP enriquece o leque de soluções disponíveis que venham a surgir nos ambientes atualmente disponibilizados.
O fórum pode ser acompanhado gratuitamente em forum.rnp.br ou no canal do YouTube.
A GigaCandanga e as tecnologias educacionais
A GigaCandanga tem vasta experiência na área. Em sua equipe encontram-se alguns dos pioneiros na implantação do Moodle no Brasil que atuam na área desde 2004.
Essa capacidade de trabalho foi o chamariz para que a RNP procurasse a GigaCandanga para executar projeto piloto de adoção do Moodle em instituições de Ensino Superior. Esse projeto foi executado inicialmente na UnB.
A experiência da GigaCandanga na UnB
Com o surgimento da pandemia, a demanda da UnB cresceu muito em todos os sentidos, e surgiram novos desafios dehardware, software e gestão. Esses desafios foram superados graças à grande experiência das equipes técnica e de gestão da GigaCandanga.
Crédito da imagem de destaque: recorte da apresentação.