Nesta segunda-feira, começou a 9ª edição do Fórum RNP.

paul-feldman

O evento é um espaço de conexão entre os diversos atores da infraestrutura de educação e pesquisa, no país e no mundo. As discussões giram em torno de infraestrutura tecnológica,  conceitual e de metodologias. Há também uma constante troca de soluções e reflexões. O fórum pode ser acompanhado gratuitamente em forum.rnp.br ou no canal do YouTube.

Durante o dia, destacou-se a apresentação de Paul Feldman, Presidente Executivo da Jisc, Rede Acadêmica do Reino Unido. Nela, o palestrante focou nos desafios colocados pela pandemia de COVID-19. E concluiu que com o apoio de uma visão estratégica, no atual momento, as tecnologias além de superar os desafios colocados, podem ainda contribuir com a reestruturação das formas de ensino e aprendizagem num prazo mais longo. Esclareceu que os próximos desafios são: demandas de realidade virtual e capilarização de conectividade de banda larga, o que inclui conectividade para escolas e não só para as de ensino superior.

A GigaCandanga, como nos anos anteriores, apoia a realização do evento, garantido conectividade com alta capacidade e resiliência. A participação da rede neste evento, assim como na reunião anual das Redes Acadêmicas no mundo (Terena, da organização Geant),  orienta os rumos de seu desenvolvimento estratégico.

 

Crédito da imagem de destaque: Paul Feldman, presidente-executivo da rede acadêmica do Reino Unido (Jisc) e Pilar de Almeida, da RNP, recorte da apresentação.

Crédito da imagem: Paul Feldman, portal Jisc.