No dia 15 de setembro de 2021, foi realizada a reunião conjunta dos Comitês Gestor e Técnico da Redecomep GigaCandanga. A reunião ocorreu de modo on-line e foi presidida pelo Professor Leonardo Lazarte, presidente do Comitê Gestor, e pelo Professor André Drummond, presidente do Comitê Técnico, contando com a participação de cerca de 71 colaboradores, convidados e representantes das instituições consorciadas.

O presidente do Comitê Gestor fez a abertura da reunião com um breve panorama institucional sobre os desafios enfrentados pela Associação GigaCandanga durante a pandemia de COVID-19, bem como das conquistas obtidas neste período. Dentre elas, o início da modernização da rede e o aumento da maturidade da infraestrutura de sustentação das soluções oferecidas pela Associação.

Foram aprovadas 6 novas instituições participantes da rede, sendo elas a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (FEPECS) do Distrito Federal (DF); a subsidiária BioTIC da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) que foi criada para a implantação do Parque Tecnológico de Brasília; o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF); a Advocacia-Geral da União (AGU); o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF); e a instituição de ensino União Pioneira de Integração Social (UPIS).

Foi também colocada em discussão a indicação de representantes do Comitê Gestor da Redecomep GigaCandanga no Conselho de Administração da Associação GigaCandanga. A eleição acontecerá on-line e o resultado será registrado na ata da próxima Assembleia.

Esta reunião anual também tem como objetivo discutir avanços e ampliações realizadas na rede e em outras soluções durante o ano, bem como apresentar delineações para futuras etapas. Neste sentido, primeiramente, foi apresentado o relato técnico da área responsável pela administração e operação da rede, em que pode ser destacada, além de pontos de modernização da Redecomep Gigacandanga, a apresentação de duas novas soluções:

  • AS – Rede administrativa própria que permitiu que a GigaCandanga oferecesse conectividade à internet, passando a ser uma provedora de acesso;
  • GigaNuvem – Nuvem Computacional própria que faz com que GigaCandanga deixe de ser apenas provedora de conectividade e passe a ter capacidade de processamento e armazenamento.

Foi realizada também a apresentação do relato de ações da área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), com foco nos principais resultados dos projetos desenvolvidos, como a GigaNunvem, que é uma solução resultante de um dos projetos dessa área da Associação.

Além disso, ocorreu o relato das principais ações institucionais e administrativas, como a renovação dos acordos de cooperação técnica com as instituições Neoenergia (antiga CEB), Ministério da Economia (ME) (antigo MPOG) e Governo do Distrito Federal (GDF) para compartilhamento de infraestrutura. Por último, foi realizada a prestação de contas do ano de 2020 e a apresentação da situação financeira do ano corrente.

O vídeo da reunião está disponível na íntegra no canal do youtube da Associação GigaCandanga, podendo ser acessado pelo link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=QjMj0U9RRpA