Redecomep GigaCandanga
O projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), foi lançado em 2005 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com o objetivo de promover a implantação de uma infraestrutura adequada à demanda de alta capacidade e atualização tecnológica das instituições de pesquisa e de ensino superior.
A Redecomep GigaCandanga é uma rede metropolitana de educação e pesquisa, integrante do Sistema RNP, que atende instituições de pesquisa e de ensino superior na região do Distrito Federal, consorciadas para compartilhar a gestão e os custos de gestão, operação e manutenção da rede, mediante um Comitê Gestor composto por representantes de todas as instituições conectadas.
A Redecomep GigaCandanga chega em todas as cidades do Distrito Federal mediante uma infraestrutura própria de cabos ópticos com mais de 550 quilômetros, complementada por infraestrutura compartilhada com a GDFNet, a rede do Governo do Distrito Federal, e a Infovia Brasília, a rede que conecta instituições do Governo Federal em Brasília.
Esta infraestrutura permite oferecer capacidade de banda elástica para as instituições de pesquisa e ensino superior não disponível comercialmente, baseada na demanda e sem acréscimo nos custos compartilhados, iniciando com 1Gb/s, podendo ser ampliado até 10Gb/s de acordo com critérios técnicos.
A gestão da rede é realizada por um Comitê Gestor composto por representantes de todas as instituições consorciadas, e a capacidade e qualidade dos serviços de rede é estabelecida por um Comitê Técnico, também com representantes de todas as instituições. Esta autogestão permite oferecer capacidade superior, com custos significativamente menores e com a adaptabilidade da rede à s demandas de seus consorciados.
A alta capacidade e a conexão direta nas fibras ópticas, com baixa latência, permite que as instituições participantes implantem serviços que demandam uma qualidade diferenciada, como compartilhamento remoto de armazenamento, telepresença, e mesmo processamento distribuàdo de alto desempenho tolerante a falhas, com baixa latência (edge computing).
A rede também fomenta a comunicação e o compartilhamento de aplicações e serviços inovadores disponíveis aos participantes das redes acadêmicas avançadas, no paàs e no mundo.
Mapa da rede
A infraestrutura de fibras ópticas próprias da Redecomep GigaCandanga conecta instituições em Brasília (Esplanada dos Ministérios, Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte, Lago Sul), Gama, Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, São Sebastião, Sobradinho e Planaltina, passando ainda em Santa Maria, Paranoá, Braslândia e locais intermediários.
Vantagens
- Acesso com conexão simétrica de 1Gb/s à 10Gb/s
- Alta disponibilidade através de conexão em dupla abordagem
- Conexões em L2 (expansão de intranet) e L3
- Conexão direta entre os sites da instituição no DF (baixa latência e segurança dos dados)
- Interconexão direta entre todas as instituições ligadas à Rede (oportunidade de compartilhamento de infraestrutura com baixa latência)
- Interconexão à s demais Redecomeps no Brasil através do backbone da RNP (Rede Ipê)
- Manutenção Preventiva, Corretiva e Emergência com acionamento 24×7 para toda a infraestrutura de fibras ópticas
- Monitoramento 24×7 das conexões (acesso ao painel de conectividade).
- Acesso com baixa latência e segurança à s soluções da GigaCandanga (GigaNuvem, GigaWebconf …)
Quem já faz parte
Somos 46 instituições que colaboram e trocam informações, conhecimentos e experiências.
Parceiros Estruturantes
Como aderir
Podem aderir à Redecomep GigaCandanga e, consequentemente, à s nossas soluções, instituições de educação, pesquisa científica e tecnológica.
Seja um consorciado!
Gostou da nossa proposta?
Junte-se a nós!