Projetos Internos de P&D

Com o objetivo de manter a infraestrutura de rede, serviços e aplicações no estado da arte e a atualização tecnológica de seu pessoal, a área de P&D da Associação GigaCandanga desenvolve projetos em que são utilizados recursos próprios, conforme previsto em seu Estatuto no Art. 68º.

São disponibilizados de 10% a 30% das receitas da Associação para atender demandas de projetos e atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e procedimentos.

A execução dos projetos internos possibilita também o desenvolvimento de novas soluções para a Redecomep GigaCandanga e seus usuários, podendo gerar recursos para reinvestimentos em projetos futuros.

Projeto SOC

Visa aumentar a segurança e a resiliência da Redecomep GigaCadanga por meio da prospecção e implementação de tecnologias de visualização de rede (monitoramento) e detecção de ataques com uso de aprendizagem de máquina e big data.

27000

Objetiva a implementação contínua de gestão e governança de Segurança da Informação na Associação GigaCandanga, seguindo a norma ISO série 27000 e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que envolve a gestão de riscos e controles da gestão de conformidade.

GigaPonto

Visa desenvolver uma infraestrutura de datacenter de baixo custo que funciona de forma decentralizada na rede. Essa tecnologia já é utilizada em produção para atender a serviços internos da instituição, projetos de pesquisa externos, sustentação do ambiente virtual de aprendizagem da UnB (Aprender), instituição usuária EPL e projetos de P&D internos.

GigaNuvem

Objetiva pesquisar e desenvolver arquitetura para nuvem computacional, sobre a infraestrutura provida pelo projeto GigaPonto, que atenda aos requisitos dos usuários da Redecomep GigaCandanga. Esse projeto possibilita prover processamento e armazenamento para instituições usuárias e para a GigaCandanga.

Projeto Gestão Otimizada de Engenharia de Redes

Visa a proposição de ferramentas e procedimentos para evolução tecnológica e sustentação da infraestrutura da Redecomep GigaCandanga. Deste modo, este projeto serve de insumo e potencializa a obtenção de avanços na capacidade de gestão da rede como um todo, bem como foi uma das bases para implementação do novo backbone e da solução AS, dentre outras melhorias executadas na rede.

Projeto Campus Inteligente

Objetiva a implementação de conceitos de cidades inteligentes no campus da UnB a fim de testar as tecnologias e conceitos existentes, buscando efetivamente obter segurança, economia, visibilidade e conforto nas dependências físicas. O desenvolvimento desse projeto possibilitou a criação de uma primeira versão de um sistema escalável de visão computacional e sua evolução, de modo que essa tecnologia foi usada para apoiar a concepção de projeto para detecção de incêndios florestais precocemente e de projeto para detecção de doenças sistêmicas a partir de exames de imagem.