No dia 24 de maio, no auditório do Centro de Informática da Universidade de Brasília (CPD-UnB), ocorreu a Assembleia de instituição da Associação GigaCandanga, onde foi aprovado  por unanimidade o Estatuto da Associação. Foram convidados para a Assembleia todos os representantes institucionais do Comitê Gestor da Rede GigaCandanga, as autoridades dessas instituições, e também pessoas físicas, convidadas pela Comissão de Institucionalização para se tornarem membros efetivos da Associação.

Mudança confere autonomia à rede, que passa a ter estatuto próprio. Ato traz mais possibilidades para ações de pesquisa e inovação na UnB

A parceria entre a Universidade de Brasília e a Rede GigaCandanga, que tem se fortalecido nos últimos tempos, avançou um pouco mais nesta quinta-feira (24). O auditório do Centro de Informática (CPD) recebeu a assembleia que instituiu Associação GigaCandanga. Entre outras providências, a medida altera a condição da rede, dando a ela autonomia, validando estatuto próprio e referendando a escolha de membros institucionais e efetivos. Até então, a GigaCandanga integrava a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A Comissão de institucionalização da rede GigaCandanga marcou para o dia 24 de maio a Assembleia Geral de Instituição da Associação GigaCandanga. O encontro acontecerá às 14h30, no auditório do Centro de Informática da Universidade de Brasília, CPD, e tratará da aprovação do estatuto, dos membros efetivos e da assinatura da ata de criação da Associação GigaCandanga. O edital de convocação foi publicado no portal da GigaCandanga,  com a minuta do Estatuto, a ser aprovado na assembleia.

Edital de Convocação - Assembleia Geral de Instituição da Associação GigaCandanga

A Comissão de Institucionalização da rede GigaCandanga, constituída em 5 de junho de 2017, faz saber, por meio deste Edital, a quem o vir ou dele tiver conhecimento, que no dia 24 de maio de 2018, às 14h30, no Auditório do Centro de Informática da UnB (CPD), localizado no Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, será realizada a Assembleia de Instituição da Associação GigaCandanga, a fim de serem deliberados os seguintes itens da ordem do dia:

Projeto que conecta instituições de pesquisa e de educação superior por fibra ótica passa a operar a partir da UnB em 2018

Um tesouro em fluxo de informações e conhecimento transitando a todo o tempo sob os pés dos brasilienses, por mais de 530 km de fibra ótica. Essa é a Rede GigaCandanga, que conecta dezenas de instituições de ensino e pesquisa no Distrito Federal. 

A GigaCandanga celebrou em dezembro de 2017, 10 anos de sua inauguração, marcando um momento de grande expansão e de mudanças em sua estrutura. A cerimônia foi realizada juntamente com a reunião anual dos Comitês Gestor e Técnico, que aconteceu no auditório da FIOCRUZ no campus da Universidade de Brasília. A reunião foi presidida pelo presidente do Comitê Gestor da GigaCandanga, Leonardo Lazarte, e teve a participação na mesa o Presidente do Comitê Técnico da GigaCandanga, André Drummond; a Decana de Pesquisa e Inovação da UnB, María Emília Walter e o Diretor Geral da RNP, Nelson Simões.

Foi assinado no dia 25 de Outubro o Memorando de Entendimento entre o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU) e a rede GigaCandanga, firmando uma parceria que abre possibilidades para a ampliação dos trabalhos realizados e que permitirá que pesquisadores se utilizem da infraestrutura da rede GigaCandanga para suprir demandas da sociedade.