A Diretoria e toda a equipe da GigaCandanga manifestam seu pesar pelo repentino falecimento de Tadao Takahashi, que liderou a implantação da Internet no Brasil, formulando em 1989 o projeto da Rede Nacional de Pesquisa junto ao CNPq e conduzindo sua implementação até a abertura da Internet para o grande público, em 1995.

A GigaCandanga, sendo a rede de pesquisa e ensino no Distrito Federal, é herdeira desse pioneirismo e hoje faz parte do Sistema RNP.

Solidarizamo-nos com familiares, amigos e toda comunidade acadêmica do Brasil que perde um de seus atores chave.

Fica aqui nossa homenagem e agradecimento por sua contribuição com diversos projetos inovadores até sua inesperada partida.

 

Internet Hall of Fame – Em 2017, Tadao Takahashi foi o segundo brasileiro nomeado pela Internet Society para integrar o Hall da Fama da Internet, depois do diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Demi Getshcko (2014).

Em 18 de setembro de 2017, Tadao Takahashi  foi o segundo brasileiro eleito ao Hall da Fama da Internet, promovido pela Internet Society

 

Entrevista de Tadao Takahashi sobre sua eleição para o Hall da Fama da Internet. Gravado por Imagining the Internet Center, outubro/2017

 
Outras contribuições:

 

Internet Society

“He was one of the co-founders of the Internet Society Brazil Chapter in 1998 and worked tirelessly to advance the organization’s mission. He was also the founder and former director of Brazil’s National Research Network (RNP) […]”

 

Internet Hall of Fame

“Takahashi was instrumental in the earliest planning and deployment of the Internet in Brazil and for more than three decades he dedicated his life to furthering Internet access in the country and beyond.”

 

Diretoria Executiva da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

“Todos na RNP estamos tristes, consternados, com a notícia do súbito falecimento de Tadao Takahashi, nosso fundador e o primeiro dirigente da rede acadêmica brasileira entre 1989 e 1996.”

 
ABRANET – Associação Brasileira da Internet: Morre Tadao Takahashi, um dos pais da Internet brasileira, por Por Roberta Prescott

“Uma das figuras mais importante para a internet brasileira e um dos poucos brasileiros no Internet Hall of Fame “

 
cgi.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil: Eduardo Tadao Takahashi, pioneiro de redes no Brasil

“O CGI.br e o NIC.br lamentam profundamente o falecimento de Tadao. Relembre sua atuação e inúmeras contribuições para o desenvolvimento da rede no país.”

 
Matéria da Jornalista Ana Paula Lobo, Convergência Digital

“Eu, Ana Paula Lobo, perdi uma referência profissional e uma das pessoas- não era meu amigo pessoal – mas foi um dos responsáveis por eu abraçar a tecnologia como especialização no jornalismo…”

 
Internet Society Capitulo Brasil (ISOC Brasil)

“Como fundador e ex-diretor da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), Takahashi iniciou uma das primeiras redes acadêmicas no Brasil, e foi uma força motriz no esforço de coordenação com outras redes acadêmicas nacionais para estabelecer uma espinha dorsal que viria a se tornar a fundação da Internet brasileira. “

 
Nota de pesar Prof. Nelson Pretto / Universidade Federal da Bahia – UFBA

“Figura inquieta e fundamental para a implantação da internet no país. Falava e articulava com todo mundo e fazia isso com maestria. É graças a essa sua habilidade…”

 

Instituto de Computação da Unicamp, por Fernando Vanini:Texto em homenagem ao Prof. Eduardo Tadao Takahashi

“O Prof. Tadao deixou a Unicamp na década de 1980 e construiu uma carreira de muito sucesso em instituições como CPqD e Rede Nacional de Pesquisa (RNP), da qual foi fundador. Nossos agradecimentos ao Prof. Tadao por sua inestimável contribuição ao Instituto de Computação e à Ciência.”