GigaCandanga – Projeto Sem Fogo

A GigaCandanga vem atuando no projeto SEMFOGO-DF que tem como objetivo principal desenvolver uma solução dentro do contexto de Cidades Inteligentes, ao aplicar algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para identificar incêndios, com o intuito de dar um apoio tecnológico ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM-DF) no tratamento rápido de emergências, com base na análise confiável e inteligente de informações coletadas de forma distribuà­da e automatizada na área de Brasí­lia-DF.

Uma das principais contribuições da GigaCandanga para o Projeto SEMFOGO-DF é o uso de tecnologia avançada com a Redecomep GigaCandanga, que oferece uma infraestrutura de conectividade óptica de alta velocidade na região de Brasí­lia possibilitando a transmissão de imagens através de câmeras de alta resolução. Esses dispositivos fornecem uma visão detalhada das áreas afetadas pelo fogo, permitindo que o Corpo de Bombeiros avalie a situação de forma precisa e adote as medidas adequadas para controlar e extinguir as chamas. Além disso, a transmissão de imagens em tempo real permite uma comunicação eficiente entre as equipes no terreno e os comandantes da operação, otimizando as ações e minimizando os riscos envolvidos.

Na primeira fase de desenvolvimento da SEMFOGO-DF, foram usadas imagens providas pelo site ClimaTempo, que possui câmeras em diferentes regiões de Brasí­lia. Futuramente, a base de dados será complementada com as imagens a serem capturadas com a infraestrutura própria do SEMFOGO-DF, já instalada e funcional na Torre de TV Digital. Essa base de dados também poderá ser usada por outros grupos de pesquisa interessados no tema. É importante ressaltar o apoio da empresa Flor do Cerrado, atual administradora da Torre TV Digital, pela facilidade dada em disponibilizar acesso para a instalação da infraestrutura de monitoramento. Atualmente, o SEMFOGO-DF está em fase de aprimorar seus resultados, em que as alarmes de fogo no perí­odo da seca começarão a ser disponibilizados para o CBM-DF a partir do mês de Julho próximo. Os testes do sistema mostram que o tempo de resposta é compatível com a tarefa de detecção de fogo e indicam a factibilidade para gerar alertas em tempo real, com um tempo médio 1,3 segundos entre a captura da câmera e a identificação do fogo.

É importante ressaltar que toda a equipe do projeto é formada por professores da UNB, especialistas nas áreas de redes de computadores e inteligência artificial, assim com alunos de graduação e pós-graduação da UnB da área de computação e engenharia, alguns dos quais também são colaboradores da Associação GigaCandanga.

Essas parcerias são firmadas desde que os resultados esperados estejam de acordo com as atividades fins da Associação, de modo que devem contribuir para evolução ou geração de soluções destinadas a Redecomep GigaCandanga e aos seus usuários.

Durante a participação da Associação GigaCandanga em projetos externos, as ações são realizadas em regime de mútua cooperação e, em alguns casos, têm os recursos geridos por entidades externas de fomento e apoio à  pesquisa.

 

Matérias relacionadas ao projeto:

https://semfogo.gigacandanga.net.br/about/

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/df2/video/projeto-usa-inteligencia-artificial-para-monitorar-incendios-11716540.ghtml

https://gigacandanga.net.br/participacao-em-projetos-externos/