Em fevereiro de 2022, foi disponibilizado o Relatório de Atividades de 2021 da Associação GigaCandanga, que tem como foco demonstrar de forma resumida os registros das atividades realizadas em 2021. Traz em sua mensagem inicial as palavras do Diretor Geral da Associação, Professor Leonardo Lazarte, que ratifica os compromissos assumidos e trazidos a êxito, mesmo diante do contexto desfavorável da pandemia de COVID-19. Conforme o Professor Lazarte “O novo contexto impactou o relacionamento com as instituições parceiras, as consorciadas e a área administrativa, mas mesmo assim, em 2021 houve uma continuidade nas ações traçadas no Planejamento Estratégico 2021-2022.”

Em seguimento, o Relatório contempla com os dados e demais informações pertinentes às quatro grandes áreas basilares da Associação, as quais são: Infraestrutura e conectividade, TI, P&D e Administração.

Em Infraestrutura e Conectividade, o documento relata algumas das principais conquistas alcançadas em 2021, como por exemplo, a aquisição de equipamentos para incremento na sustentação das soluções, o percentual e os tipos de manutenções realizados na rede, a consolidação da nova arquitetura do AS (Sistema Autônomo) etc. Estes são pontos que, entre outros, pretendem garantir a manutenção da qualidade e da eficiência da infraestrutura da Redecomep GigaCandanga.

Na área de TI, a exposição do Relatório trata sobre a consolidação crescente do portfólio de soluções tecnológicas e digitais que se apresenta em processo de fortalecimento e amadurecimento, assim como as demais áreas que alavancam processos e serviços com mais segurança, qualidade e desempenho necessários às execuções em grau crescente de complexidade. Um dos exemplos citados é a implementação da GigaNuvem que eleva o patamar da GigaCandanga de provedora de conectividade à também provedora de processamento e armazenamento próprios.

“Os projetos de P&D têm um foco em aplicações, desenvolvendo protótipos que agreguem valor às soluções oferecidas aos consorciados e instituições parceiras, além de gerar produtos e recursos.” E a partir desta preliminar seguiram-se as exposições da área, como avanços do Projeto GigaView para monitoramento de ambientes usando visão computacional. Com o mesmo intuito, direciona-se a descrição de encaminhamentos e outras ordens de aplicações internas como o desenvolvimento de parcerias etc.

Na última área, dentre as citadas acima, a de Administração engloba organização de informações e divulgação dos resultados alcançados, trabalho na melhoria dos processos internos e detalhamento financeiro do período contemplado. Evidencia-se no texto a relevância na consolidação das parcerias e outros tipos de relacionamentos de grande monta, como por exemplo com a NeoEnergia, com a RNP, com o GDF etc.

Ao fim do documento, são ainda apresentadas as prévias de indicadores do Planejamento Estratégico para o período 2021/22, sintetizando estatisticamente o potencial alcançado até o momento a expectativa prospectada de desafios a serem superados no expediente seguinte (2022).

Acesso ao Relatório: https://gigacandanga.net.br/wp-content/uploads/2020/11/Relatorio_de_Atividades_2021_GigaCandanga_v0.5-compactado.pdf