O NOC é operado pela empresa W7 Informática, que atua na configuração dos servidores e switches, no monitoramento do fluxo de dados e no suporte técnico para as instituições usuárias, tais como reparos nos equipamentos e nas fibras ópticas que conectam as instituições participantes. O sistema de monitoramento funciona com um operador de plantão para todos os seus clientes 24 horas por dia e 7 dias por semana. Configurado com alarmes, um software de gerenciamento detecta eventuais quedas de circuito logo que ocorrem, permitindo a rápida intervenção de técnicos para a solução do problema.
 
O Centro de Operações possui o Service Desk integrado, que tem como objetivo principal o atendimento de primeiro nível aos serviços da rede, com uma equipe de suporte capacitada e especializada no atendimento principalmente dos técnicos das organizações usuárias. Sua função é auxiliar o suporte técnico das organizações a ter respostas mais rápidas à adesão, ao agendamento, a informações, a demandas técnicas pontuais ou a reclamações sobre a qualidade ou indisponibilidade de algum serviço da GigaCandanga.
 
Em caso de necessidade, o técnico da organização deve entrar em contato com o Service Desk e repassar os detalhes referentes a sua necessidade. A partir da solicitação realizada, o Service Desk encaminha o informe para o NOC da GigaCandanga e a técnicos especializados, que receberão as informações sobre o incidente e realizarão os procedimentos para sua solução. Em seguida será encaminhado para o usuário as soluções adotadas para a resolução do problema. Posteriormente uma pesquisa de satisfação poderá ser realizada junto ao cliente.
Os meios de contato com o Service Desk podem ser pelo telefone 0800 722 0216, pelo e-mail sd@rnp.br ou ainda por WhatsApp ou Telegram, pelo número (61) 99960 -5971. Para mais informações acesse o link: https://portal.rnp.br/web/servicos/service-desk.