No dia primeiro de dezembro foi realizada a reunião anual dos Comitês Gestor e Técnico da rede GigaCandanga no auditório do Centro de Informática da Universidade de Brasília, CPD/UnB. A reunião foi presidida pelo Professor Leonardo Lazarte, presidente do Comitê Gestor, e pelo professor André Drummond, presidente do Comitê Técnico da GigaCandanga, e contou com a participação de cerca de 45 convidados e representantes das instituições participantes. A reunião realizada anualmente busca discutir os avanços e ampliações realizadas na rede durante o ano e traz delineações para as futuras etapas.

Também conta com a apresentação dos relatórios de atividades dos setores responsáveis pela administração e operação da rede. Dentre os convidados, estiveram presentes na reunião o Sr.Wilson Conciani, Reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB); a Profa. Helena Shimiso, Decana de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília, representando a nova Reitora, Profa. Márcia Abrahão; e o Sr. Gustavo Balduino, Secretário Executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior (ANDIFES).

O presidente do Comitê Gestor fez um breve panorama institucional atualizando as mudanças e conquistas realizadas no ano de 2016. Dentre elas, a efetivação das novas conexões de instituições participantes do consórcio como Cebraspe, UCB e o MCTIC; a apresentação do novo Diretor de Serviços e Relacionamentos, Sr. Clayton Lobato; e a proposta de uma nova estrutura administrativa. Foram também compartilhadas as atualizações sobre as empresas que oferecem suporte para a rede e a consolidação das parcerias da GigaCandanga. Já o presidente do Comitê Técnico deu destaque para a resiliência da rede, onde sua melhoria deve ser buscada por meio de planejamento e prevenção. No decorrer do próximo ano será realizado o levantamento dos pontos de fragilidade da rede e revisado o planejamento de prevenção, evitando novos incidentes como o rompimento de cabos. Entre as novas medidas a serem tomadas estão o aumento da robustez dos sites concentradores e a criação de duplo acesso para as instituições, aumentando a segurança da rede.

Vale destacar a homenagem realizada ao colaborador Antônio Aquino, integrante da equipe técnica da rede desde sua criação que se despede da GigaCandanga para se aposentar. E também a aprovação de duas novas instituições participantes da rede, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior, ANDIFES e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, CONIF.

As principais perspectivas para a rede GigaCandanga para 2017 serão de promover a melhoria dos serviços por meio da nova Diretoria de Serviços e Relacionamentos, consolidar a operação do Anel Educacional, promover novos serviços aos usuários da GigaCandanga e finalizar o módulo de Operações do Sistema de Gerenciamento de Infraestrutura.