A Comissão de institucionalização da rede GigaCandanga marcou para o dia 24 de maio a Assembleia Geral de Instituição da Associação GigaCandanga. O encontro acontecerá às 14h30, no auditório do Centro de Informática da Universidade de Brasília, CPD, e tratará da aprovação do estatuto, dos membros efetivos e da assinatura da ata de criação da Associação GigaCandanga. O edital de convocação foi publicado no portal da GigaCandanga,  com a minuta do Estatuto, a ser aprovado na assembleia.

A institucionalização é um marco para a rede GigaCandanga e uma referência para as demais redes comunitárias metropolitanas do Brasil. A GigaCandanga será a primeira a tornar-se uma instituição autônoma e auto-sustentável, o que possibilitará o desenvolvimento e apoio à pesquisa aplicada, proporcionando novos serviços para as instituições participantes da rede. A Associação GigaCandanga terá por objetivo social o desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias e sua aplicação em soluções inovadoras de interesse público, utilizando o potencial das redes digitais avançadas para a educação, a pesquisa, a saúde, o apoio às políticas públicas e o pleno exercício da cidadania.

O Presidente do Comitê Gestor da rede GigaCandanga, professor Leonardo Lazarte, e sua assessoria, iniciaram uma série de visitas às instituições parceiras que demonstraram interesse em participar da associação. Dentre as que já confirmaram sua adesão na Associação estão a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Federal de Brasília (IFB), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e a Agência Espacial Brasileira (AEB), que receberam pessoalmente o ofício com a finalidade da Associação, e o Estatuto da Associação GigaCandanga. 

Estão sendo convidadas para aderir à Associação GigaCandanga as instituições que já fazem parte do consórcio, assim como pessoas jurídicas e físicas que queiram se filiar a Associação. Os membros integrantes terão voz nas assembleias, podendo se eleger, indicar e votar para cargos eletivos. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail contatos@gigacandanga.net.br, e manifestar seu interesse de participação. A minuta do estatuto está disponível no portal da GigaCandanga, assim como, o convite e o edital de convocação.

 

 

Visita do Presidente do Comitê Gestor da GigaCandanga, Leonardo Lazarte, à assessora
do presidente da Embrapa, Edméia Leonor Pereira de Andrade, no dia 25 de abril.

 

Visita do Presidente do Comitê Gestor da GigaCandanga, Leonardo Lazarte, e da assessora do Comitê,
Helda Pinheiro, ao reitor do IFB Prof. Wilson Conciani, no dia 27 de abril.

 

Visita do Presidente do Comitê Gestor da GigaCandanga, Leonardo Lazarte, e da assessora do Comitê,
Helda Pinheiro, ao presidente do INMET Dr. Francisco de Assis Diniz, no dia 30 de abril.

 

Visita do Presidente do Comitê Gestor da GigaCandanga, Leonardo Lazarte, e da assessora do Comitê,
Helda Pinheiro, ao presidente da AEB José Raimundo Braga Coelho, no dia 04 de maio.

 

Visita do Presidente do Comitê Gestor da GigaCandanga, Leonardo Lazarte, e da assessora do Comitê,
Helda Pinheiro, ao presidente da RNP, Nelson Simões, no dia 10 de maio.