A GigaCandanga celebrou em dezembro de 2017, 10 anos de sua inauguração, marcando um momento de grande expansão e de mudanças em sua estrutura. A cerimônia foi realizada juntamente com a reunião anual dos Comitês Gestor e Técnico, que aconteceu no auditório da FIOCRUZ no campus da Universidade de Brasília. A reunião foi presidida pelo presidente do Comitê Gestor da GigaCandanga, Leonardo Lazarte, e teve a participação na mesa o Presidente do Comitê Técnico da GigaCandanga, André Drummond; a Decana de Pesquisa e Inovação da UnB, María Emília Walter e o Diretor Geral da RNP, Nelson Simões.

A rede GigaCandanga foi fundada em dezembro de 2007, operando inicialmente uma infraestrutura de 65 km de fibras ópticas e conectando 16 instituições de pesquisa e ensino superior no plano piloto. Atualmente, aos 10 anos de sua inauguração, a GigaCandanga expandiu para mais de 535 km de extensão, atuando em todo o Distrito Federal e conectando 37 instituições. A rede permite um potencial de conectividade em um patamar não oferecido pelos serviços comerciais, possibilitando que as instituições participantes compartilhem aplicações e serviços inovadores a um custo reduzido e com grande segurança.

Na abertura do encontro, o Prof. Leonardo Lazarte anunciou as principais mudanças para a rede, entre elas a institucionalização da GigaCandanga. Foi anunciada a criação de um novo espaço físico para a GigaCandanga cedido pelo Centro Interdisciplinar de Estudos e Transportes, CEFTRU, da Universidade de Brasília. O espaço também abrigará o Centro de Operações da rede GigaCandanga (NOC).

O Prof. André Drummond, presidente do Comitê Técnico, destacou em sua apresentação os avanços técnicos alcançados nesse período, a infraestrutura atual da GigaCandanga e reforçou a possibilidade de utilização da rede para novos serviços. "Queremos fomentar cada vez mais que as instituições troquem informações entre si, com aplicações de alta capacidade”, ressaltou o professor. Ele citou aplicações como acesso remoto e backup na nuvem, serviços que podem aproveitar de forma mais completa a infraestrutura já oferecida pela GigaCandanga.

Ao final da cerimônia, foram homenageados 9 integrantes da rede que tiveram importante participação nesses 10 anos de trabalho, e que levaram a rede ao atual patamar de excelência tecnológica. Foi apresentado o vídeo institucional da GigaCandanga celebrando os seus 10 anos e mostrando os avanços estruturais e tecnológicos da rede desde sua implantação. O vídeo está disponível no Portal da GigaCandanga e pode ser acessado no menu "Vídeos". As fotos do evento podem ser vistas na galeria do portal, acessando o álbum "Reunião do Conselho Gestor e Técnico 2017".