Foi assinado no dia 25 de Outubro o Memorando de Entendimento entre o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU) e a rede GigaCandanga, firmando uma parceria que abre possibilidades para a ampliação dos trabalhos realizados e que permitirá que pesquisadores se utilizem da infraestrutura da rede GigaCandanga para suprir demandas da sociedade.

O CEFTRU é um centro multidisciplinar de Ciência e Tecnologia em Transportes, criado em 1996,  é ligado à Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade de Brasília (UnB). Seu trabalho é voltado para a mobilidade urbana, por meio de produção e inovação tecnológica, buscando soluções sustentáveis, inteligentes e inovadoras. Com o apoio da GigaCandanga, o CEFTRU terá acesso a toda a infraestrutura de conectividade, ampliando o seu impacto na sociedade.

O documento foi firmado na sede do CEFTRU durante o workshop sobre cidades inteligentes, e contou com a participação da Decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília; Diretor da Faculdade de Tecnologia, Antônio Brasil; Coordenador do Parque Tecnológico da UnB, Professor Roberto, Coordenador Geral do CEFTRU Professor Pastor; Presidente do Comitê Gestor da GigaCandanga, Professor Leonardo Lazarte; e o Diretor Geral da RNP, Dr. Nelson Simões.

O desafio atual para a rede GigaCandanga é criar aplicações que se beneficiem da sua infraestrutura e conectividade, gerando soluções criativas para a sociedade. O CEFTRU já possui larga experiência em responder à essas demandas, e com o acesso de uma infraestrutura privilegiada poderá aumentar e melhorar o serviço de suas aplicações.

O Presidente do Comitê Gestor da GigaCandanga considerou, em sua fala a assinatura deste memorando, um salto para toda a rede. Com a parceria em andamento, parte da sede do CEFTRU será cedida para a GigaCandanga, e será utilizada pelo Centro de Operações da rede. A GigaCandanga espera atender à sociedade e ir além das demandas do ensino e pesquisa que já estão em curso.

Ao final das falas e da assinatura do memorando, foram ouvidos diversos professores e pesquisadores que apresentaram seus trabalhos e contribuíram com ideias para inovação e pesquisa dentro das novas perspectivas apresentadas.