A Comissão de institucionalização da rede GigaCandanga marcou para o dia 24 de maio a Assembleia Geral de Instituição da Associação GigaCandanga. O encontro acontecerá às 14h30, no auditório do Centro de Informática da Universidade de Brasília, CPD, e tratará da aprovação do estatuto, dos membros efetivos e da assinatura da ata de criação da Associação GigaCandanga. O edital de convocação foi publicado no portal da GigaCandanga,  com a minuta do Estatuto, a ser aprovado na assembleia.

Edital de Convocação - Assembleia Geral de Instituição da Associação GigaCandanga

A Comissão de Institucionalização da rede GigaCandanga, constituída em 5 de junho de 2017, faz saber, por meio deste Edital, a quem o vir ou dele tiver conhecimento, que no dia 24 de maio de 2018, às 14h30, no Auditório do Centro de Informática da UnB (CPD), localizado no Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, será realizada a Assembleia de Instituição da Associação GigaCandanga, a fim de serem deliberados os seguintes itens da ordem do dia:

Projeto que conecta instituições de pesquisa e de educação superior por fibra ótica passa a operar a partir da UnB em 2018

Um tesouro em fluxo de informações e conhecimento transitando a todo o tempo sob os pés dos brasilienses, por mais de 530 km de fibra ótica. Essa é a Rede GigaCandanga, que conecta dezenas de instituições de ensino e pesquisa no Distrito Federal. 

A GigaCandanga celebrou em dezembro de 2017, 10 anos de sua inauguração, marcando um momento de grande expansão e de mudanças em sua estrutura. A cerimônia foi realizada juntamente com a reunião anual dos Comitês Gestor e Técnico, que aconteceu no auditório da FIOCRUZ no campus da Universidade de Brasília. A reunião foi presidida pelo presidente do Comitê Gestor da GigaCandanga, Leonardo Lazarte, e teve a participação na mesa o Presidente do Comitê Técnico da GigaCandanga, André Drummond; a Decana de Pesquisa e Inovação da UnB, María Emília Walter e o Diretor Geral da RNP, Nelson Simões.

Foi assinado no dia 25 de Outubro o Memorando de Entendimento entre o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU) e a rede GigaCandanga, firmando uma parceria que abre possibilidades para a ampliação dos trabalhos realizados e que permitirá que pesquisadores se utilizem da infraestrutura da rede GigaCandanga para suprir demandas da sociedade.

Devidos aos recentes incidentes com vírus ransomwares ocorridos no Brasil e no mundo, o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, CAIS/RNP, tomou a iniciativa de realizar recomendações de segurança aos usuários das redes acadêmicas. O objetivo é de reforçar as precauções contra esses vírus que podem infectar computadores e comprometer os dados do usuário. 

Em cerimônia solene ocorrida no dia 16 de fevereiro, realizada nas dependências do Exército, foi assinado pela rede GigaCandanga o Memorando de Entendimento com a ANSP (an Academic Network at São Paulo), possibilitando a cooperação e o compartilhamento mútuo de experiências e o desenvolvimento de trabalhos conjuntos entre as redes, tendo como foco resiliência, segurança, eficiência e atualidade tecnológica.