A GigaCandanga oferece uma infraestrutura avançada de conexão de dados ao longo de todo o Distrito Federal, dando suporte a instituições ligadas ao ensino superior e pesquisa, além de parcerias com as redes do Governo do Distrito Federal e do Ministério do Planejamento. A rede possibilita a transferência de dados entre as instituições participantes. A capacidade de transferência atual de dados varia entre 1Gbps e 40Gbps, podendo ser expandida de acordo com o local e os equipamentos da instituição.

A GigaCandanga oferece às instituições participantes, dentre outros, os serviços e vantagens a seguir:

Alta velocidade - A velocidade padrão de conexão de dados da rede é de 1Gbps, podendo ser expandida de acordo com a necessidade de cada instituição.

Internet - Instituições que sejam qualificadas como instituições usuárias da RNP possuem acesso à internet em alta velocidade.

Economia - Por serem fibras ópticas dedicadas, o custo do serviço é reduzido, a conexão é mais segura e estável, e possui baixa demanda de manutenção.

Estabilidade - A rede possui um sistema de dupla abordagem, fazendo com que o funcionamento da rede não seja interrompido em caso de falha ou manutenção.

Monitoramento 24h - A rede de fibras ópticas é monitorada 24x7 pelo NOC, Central de Monitoramento do DF, com equipamentos de alta tecnologia e por uma equipe especializada. Realiza inspeções em todos os segmentos da rede garantindo a disponibilidade de conexão e faz intervenções planejadas a fim de proceder correções quando necessário.

Panorama do tráfego -  A GigaCandanga disponibiliza o panorama de tráfego da rede, possibilitando o monitoramento 24h da rede pelos próprios usuários, facilitando o acompanhamento de cada ponto de conexão da instituição.

IPv6 - É a versão mais atual do Protocolo Internacional de Internet. O protocolo está sendo implantado gradativamente e funciona lado a lado com o IPv4. A longo prazo, o IPv6 tem como objetivo substituir o IPv4 por utilizar o endereçamento a 128 bits, possibilitando uma quantidade de endereços IP muito superior.

Multicast - É um tipo de transmissão em que a fonte da informação estabelece um único fluxo, enviado a todos os clientes interessados. Dessa forma, um site que deseja transmitir uma videoconferência ao vivo, não precisará replicar seu fluxo de vídeo para cada cliente interessado na conferência, mas apenas uma conexão com o grupo de clientes interessados na transmissão.

Conexão com o backbone da RNP -  A rede GigaCandanga está conectada diretamente à Rede Ipê, o backbone da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), oferecendo também às instituições qualificadas os serviços avançados da RNP.

Serviços da RNP - A RNP é uma parceira da GigaCandanga e oferece às instituições qualificadas por ela alguns serviços, dentre eles: Fone@RNP, serviço de telefonia gratuito via VoIP (Voz sobre IP) entre as diversas organizações; eduroam (education roaming), permitindo o acesso sem fio à internet em toda a comunidade internacional de ensino e pesquisa participante da iniciativa; e serviço de videoconferência, viabilizando reuniões virtuais, com recursos de gravação e streaming em alta definição(HD). Para mais informações sobre os serviços disponibilizados pela RNP acesse o link: https://www.rnp.br/servicos/servicos-avancados

As instituições participantes do consórcio possuem ainda suporte técnico avançado. O Centro de Operações da GigaCandanga possui um sistema de monitoramento 24 horas por dia e 7 dias por semana, contando com alarmes, softwares de gerenciamento e técnicos especializados. Para mais informações clique em Suporte Técnico.